Tremor

Forte terremoto de 7.6 de magnitude e alerta de tsunami no Chile

Mariana
Mariana
Publicado em 25/12/2016 às 12:24
Leitura:

A chegada das primeiras ondas de tsunami foi estimada às 13H21 (12H21 de Brasília) na costa da ilha de Chiloé, onde a evacuação de pessoas para um lugar mais alto começou. / Foto: Jaime Peña / AFP

A chegada das primeiras ondas de tsunami foi estimada às 13H21 (12H21 de Brasília) na costa da ilha de Chiloé, onde a evacuação de pessoas para um lugar mais alto começou. Foto: Jaime Peña / AFP

Um terremoto de 7.6 graus na escala Richter atingiu neste domingo o sul do Chile e provocou um alerta de tsunami em cinco regiões, sem quaisquer vítimas ou dados relatados, indicou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

O terremoto ocorreu às 11h22 local (12h22 de Brasília) 67 km a noroeste da cidade de Melinka, na Ilha de Chiloé, localizada em frente à costa da região de Los Lagos (1.021 km ao sul de Santiago) a uma profundidade de 20 km, segundo Onemi.

"Um alerta de tsunami foi decretado para a área costeira das regiões afetadas e o Onemi pediu a evacuação das áreas costeiras da Região dos Lagos, bem como das praias nas regiões de Biobio, La Araucanía, Los Ríos e Aysén", indicou a agência.

A chegada das primeiras ondas de tsunami foi estimada às 13H21 (12H21 de Brasília) na costa da ilha de Chiloé, onde a evacuação de pessoas para um lugar mais alto começou.

"O terremoto nos pegou de surpresa quando estávamos tomando café da manhã e imediatamente saímos de casa pelo risco de tsunami", relatou à televisão chilena um homem que  escapou com sua família para áreas mais elevadas.

As primeiras indicações é de que não há feridos ou vítimas mortais do terremoto, as redes telefônicas e de internet foram mantidas, mas houve quedas de energia em algumas áreas, de acordo com a televisão local. O terremoto surpreendeu a população em pleno Natal, um dia em que todo o comércio está fechado.

O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo e tem implementado rigorosas regras para a construção civil resistente aos tremores.

Em setembro do ano passado, um terremoto de 8.4 graus na escala Richter seguido de um tsunami abalou a região de Coquimbo, matando 15 pessoas.

Em 2010, um outro terremoto de 8.8 também seguido de um tsunami, atingiu o centro e sul do país, deixando mais de 500 mortos.

Mais lidas