Paris

Abaixo-assinado contra 'genocídio' de ratos faz sucesso em Paris

Luana Nova
Luana Nova
Publicado em 15/12/2016 às 19:23
Leitura:

Josette Bencherit criou o abaixo-assinado para condenar esta erradicação motivada por razões visuais e por "medo" / Foto: AFP

Josette Bencherit criou o abaixo-assinado para condenar esta erradicação motivada por razões visuais e por "medo" Foto: AFP

Na França, um abaixo-assinado alcançou nesta quinta-feira (15), mais de 17 mil assinaturas contra a decisão da prefeita de Paris de fechar nove parques como medida de combate aos ratos que proliferam nestes locais. O abaixo-assinado, que leva o nome "Parem o genocídio dos ratos", é um protesto em prol dos animais. As informações são do jornal Estadão.

A prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, ordenou, no último dia 7, o fechamento por 15 dias de nove espeços verdes públicos para poder desenvolver os trabalhos de "desratização", lançando, inclusive, um plano de ação. “A presença de roedores em grande número apresenta problemas sanitários, estéticos e econômicos”, explicou Anne, no comunicado em que anunciou a medida.

Segundo o jornal Estadão, a defensora dos direitos dos animais Josette Bencherit criou o abaixo-assinado para condenar esta erradicação motivada por razões visuais e por "medo". Essa antiga psicopedagoda ainda chegou a acusar um veículo da imprensa francesa de tachar os roedores de "ameaça real" em uma manchete, enquanto no próprio artigo um médico nega que os animais representem algum perigo.

“É preciso parar o massacre. É preciso encontrar outras soluções, como uma política contraceptiva. É preciso ensinar as pessoas a conhecer os ratos para que não tenham medo deles”, declarou a ativista ao jornal Le Parisien.

O sucesso do abaixo-assinado

De acordo com informações do Estadão, a defensora confessou à publicação francesa que o sucesso do abaixo-assinado foi inesperado e que, na realidade, ela pensava que o povo responderia com “um tsunami de hostilidades”. O fechamento desses parques é a primeira etapa de um plano de ação de um ano de duração concebido pela prefeitura parisiense em junho, durante um seminário intitulado “Estratégia de gestão dos ratos no meio urbano”.

Mais lidas