Cargo

Bernard Cazeneuve é o novo primeiro-ministro da França

Maria Luisa Ferro
Maria Luisa Ferro
Publicado em 06/12/2016 às 9:57
Leitura:

Cazeneuve, foi nomeado após Manuel Valls renunciar ao cargo depois de anunciar sua candidatura à eleição presidencial de 2017 / Foto: AFP

Cazeneuve, foi nomeado após Manuel Valls renunciar ao cargo depois de anunciar sua candidatura à eleição presidencial de 2017 Foto: AFP

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, foi nomeado nesta terça-feira (6) primeiro-ministro do país em substituição a Manuel Valls, que renunciou ao cargo depois de anunciar sua candidatura à eleição presidencial de 2017, anunciou o governo francês. Cazeneuve, 53 anos, ministro do Interior desde 2014, coordenou a segurança do país durante uma série de atentados que deixaram mais de 230 mortos nos últimos dois anos.

Cazeneuve foi destinado primeiro-ministro depois que Valls apresentou sua renúncia na manhã desta terça-feira ao presidente François Hollande. "Manuel Valls apresentou hoje a renúncia de governo ao presidente da República, que a aceitou", afirma um comunicado da presidência. "O presidente da República nomeou Bernard Cazeneuve primeiro-ministro e o encarregou de formar um novo governo", completa a nota oficial.

Valls, que foi primeiro-ministro nos últimos dois anos e meio, anunciou na segunda-feira sua candidatura à eleição presidencial de abril-maio de 2017, quatro dias depois do presidente François Hollande, que registra alto nível de impopularidade, ter informado que não tentaria disputar a reeleição. Valls, nascido em Barcelona há 54 anos e naturalizado francês, terá que passar pelas primárias do Partido Socialista (PS) e de parte da esquerda, previstas para 22 e 29 de janeiro, sem qualquer certeza sobre sua eventual escolha como candidato.

Mais lidas