Colômbia

Congresso colombiano aprova acordo de paz com as Farc

Maria Luisa Ferro
Maria Luisa Ferro
Publicado em 01/12/2016 às 6:42
Leitura:

Após referendo ter dito não ao acordo, congresso da Colômbia aprovou por unanimidade paz com as Farc / Foto: AFP

Após referendo ter dito não ao acordo, congresso da Colômbia aprovou por unanimidade paz com as Farc Foto: AFP

O Congresso da Colômbia ratificou, no fim da noite desta quarta-feira (30), o acordo de paz fechado pelo governo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O documento recebeu aprovação unânime na Câmara, um dia após ter sido apoiado pela maioria no Senado.

Após eleitores colombianos rejeitarem, em referendo, a proposta inicial do acordo, foram feitas cerca de 50 alterações no texto. O presidente do país, Juan Manuel Santos, disse que não haverá outra consulta popular. "Amanhã começa uma nova era", celebrou Santos.

O acordo permitirá que membros da guerrilha assumam cargos políticos. Em contrapartida, os rebeldes aceitaram entregar bens, como forma de compensar perdas de vítimas. A ratificação do acordo de paz passará por um processo de transição por seis meses, período em que os mais de 8 mil guerrilheiros das Farc se concentrarão em áreas rurais e entregarão seus armamentos a monitores das Nações Unidas.

Os rebeldes, entretanto, insistem que só iniciarão a transição quando uma anistia a 2 mil soldados presos seja aprovada pelos congressistas. "O dia D começa quando as primeiras ações forem implementas", disse um dos líderes das Farc, Pastor Alape. O debate em torno da anistia aos guerrilheiros presos pode ser um dos primeiros desafios ao acordo de paz, já que o Congresso terá de aprovar uma nova legislação e criar tribunais especiais.

 

Mais lidas