Espaço

Nasa faz testes para prevenir catástrofe com meteoro na Terra

Maria Luisa Ferro
Publicado em 07/11/2016 às 11:02

Exercícios foram realizados no último dia 25, na Califórnia, pela Nasa e pela Fema / Foto:Nasa

Exercícios foram realizados no último dia 25, na Califórnia, pela Nasa e pela Fema Foto:Nasa

A queda de grandes meteoros são apontadas como a principal causa das extinções em massa vivenciadas pelo planeta Terra e, apesar da chance de um evento como este acontecer em breve ser mínima, não é descartado que se descubra um asteróide em rota de colisão com o planeta, afirmou a Nasa. Com base neste alerta, a agência espacial, realizou no último dia 25, em parceria com a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), alguns exercícios de colaboração para o enfrentamento de uma situação catastrófica como esta.

"Não é questão de se, mas de quando nós teremos que lidar com tal situação", disse Thomas Zurburchen, da Administração da Nasa em Washington. "Mas diferente de qualquer outro tempo na história, hoje tempos a habilidade para ressponder a ameaça de um impacto por meio de observações continuadas, previsões, planejamento de resposta e mitigação.

O exercício, que foi realizado em El Segundo, na Califórnia, também forneceu material para a comunidade científica demonstrar como ela poderia coletar, analisar e compartilhar dados sobre um asteroide hipotético previsto para se chocar com a Terra. Equipes de emergência discutiram como os dados seriam usados para preparação, resposta e alerta ao público. Para Craig Fugate, administrador da Fema, apesar de ser crítico exercitar esse tipo de situação, é necessário ter uma ideia. "Trabalhando em nossos planos de resposta de emergência agora, nós estamos mais bem preparados se e quando nós enfretarmos um evento como esse", disse.

Em exercícios anteriores, foram simuladas missões para alteração da rota do asteroide, a fim de desviá-lo do planeta. No exercício realizado no último dia 25, os participantes consideraram formas de fornecer informações precisas e a tempo para o público, enquanto lidavam com técnicas para refutar rumores e boatos que poderiam emergir em relação ao impacto hipotético.