ONU

Número de imigrantes mortos no mar Mediterrâneo neste ano bate recorde

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/10/2016 às 15:08
Leitura:

Quase 4 mil imigrantes morreram no mar Mediterrâneo este ano na tentativa de chegar à Europa / Foto: AFP

Quase 4 mil imigrantes morreram no mar Mediterrâneo este ano na tentativa de chegar à Europa Foto: AFP

A Agência da Organização das Nações Unidas Para Refugiados (Acnur) disse nesta quarta-feira (26) que pelo menos 3,8 mil imigrantes morreram no mar Mediterrâneo este ano na tentativa de chegar à Europa. O dado marca 2016 como o ano mais mortal no Mediterrâneo. 

A agência informou que em todo o ano de 2015 foram registradas 3 771 mortes de imigrantes no mar Mediterrâneo. "Estamos recebendo mais relatos de mortes no Mediterrâneo e podemos confirmar agora que este é o ano mais mortal na região", informou.

Dezenas de imigrantes se afogam toda semana enquanto os frágeis e cheios barcos de viagem viram ou afundam, conforme disse a agência. Ela culpa o tempo ruim, barcos fracos e o fato dos imigrantes fugindo das guerras e da pobreza estarem cada vez mais tomando a perigosa rota do Mediterrâneo central da Líbia à Itália com o objetivo de chegar a Europa. 

Aproximadamente 327,8 mil imigrantes que cruzaram o Mediterrâneo esse ano o fizeram usando a rota central, onde cerca de 1 em cada 47 pessoas morrem. Por comparação, o valor total de mortes de todo o Mediterrâneo do ano passado - quando mais de 1 milhão de pessoas chegaram à Europa - era 1 em cada 260 pessoas. Fonte: Associated Press.

Mais lidas