Polêmica

Deputado egípcio propõe testes de virgindade nas universidades

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 30/09/2016 às 19:40
Leitura:

"Toda garota que entrar na universidade deve ser examinada para provar que é virgem", disse Agina / Foto: Facebook

"Toda garota que entrar na universidade deve ser examinada para provar que é virgem", disse Agina Foto: Facebook

Um deputado egípcio causou polêmica na Internet, após sugerir que as universidades do país deveriam submeter as estudantes a um teste de virgindade antes de sua admissão.

"Toda garota que entrar na universidade deve ser examinada para provar que é virgem", afirmou na quinta-feira (29) o deputado Elhamy Agina em entrevista ao jornal Youm 7. A declaração rendeu deboches nas redes sociais.

"Eu não tinha dito a vocês que ainda estávamos longe de tocar o fundo e que o pior está por vir?", reagiu no Twitter Gamal Eid, um famoso advogado que dirige a Rede Árabe para a Informação sobre Direitos Humanos.

"Temos um membro do Parlamento obcecado por sexo", indicou o jornalista Khaled Dawud.

Ilhamy Agina já tinha feito declarações controversas a favor da circuncisão feminina, também conhecida como mutilação genital feminina, uma prática proibida no Egito, mas muito difundida.

O deputado disse à AFP, nesta sexta-feira (30), que suas declarações foram mal interpretadas e que decidiu boicotar os meios de comunicação.

"As pessoas me atacam, e elas estão aborrecidas (...) Decidi não interagir com os meios", afirmou.

"Não fiz uma petição, fiz uma sugestão. Há uma grande diferença", acrescentou.

Segundo o deputado, o jornalista do Youm 7 tinha lhe perguntado sobre o papel do governo para acabar com a prática dos casamentos consuetudinários - união religiosa não oficial para os muçulmanos - e, então, ele sugeriu os testes de virgindade.

Mais lidas