Cúpula

G20 quer responsabilidades compartilhadas na recepção aos refugiados

Emilayne Mayara dos Santos
Emilayne Mayara dos Santos
Publicado em 05/09/2016 às 8:00
Leitura:

Presidente da China, país que sediou a reunião do G20, Xi Jinping. Brasil e Argentina mostraram relutância à questão / Foto: Johannes EISELE / AFP

Presidente da China, país que sediou a reunião do G20, Xi Jinping. Brasil e Argentina mostraram relutância à questão Foto: Johannes EISELE / AFP

O G20 pedirá a seus membros que "compartilhem responsabilidades" na recepção dos refugiados, um "problema global" que precisa de apoio financeiro, afirmou uma fonte diplomática europeia que teve acesso ao rascunho do comunicado final da reunião na China.

"Naturalmente temos que levar em consideração que é um tema que afeta soberania (...), não é uma obrigação, mas temos que compartilhar responsabilidades", disse.

De acordo com o diplomata, Argentina e Brasil foram relutantes em um primeiro momento a incluir a questão.

O texto final da reunião de cúpula de dois dias que termina nesta segunda-feira (5) em Hangzhou será divulgado em algumas horas, mas a fonte diplomática europeia informou que também incluirá uma menção ao problema do 'dumping'.

O tema preocupa especialmente a Europa e os Estados Unidos, onde a China vende seu aço a um preço muito reduzido em detrimento dos produtores locais.

O texto inclui menções ao "fator negativo e aos subsídios, que provocam distorções no mercado", destacou o diplomata, antes de assegurar que a China se comprometeu a abordar a questão.

Mais lidas