Pagan

Terremoto deixa 4 mortos em Mianmar e danifica estruturas históricas

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 24/08/2016 às 23:28
Leitura:

Antiga capital Pagan foi danificada pelo tremor / Foto: Reprodução/Internet

Antiga capital Pagan foi danificada pelo tremor Foto: Reprodução/Internet

Um poderoso terremoto abalou Mianmar, nesta quarta-feira, matando pelo menos quatro pessoas e danificando aproximadamente cem antigos pagodes budistas na antiga capital Pagan, o maior destino turístico do país, de acordo com autoridades.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto de 6,8 graus ocorreu na tarde de hoje (no horário local) e seu epicentro foi a 25 quilômetros de Chauk, uma região a oeste da antiga capital de Pagan.

Pelo menos 185 pagodes de tijolos foram danificados, segundo a imprensa local. Pagan possui mais de 2.200 estruturas incluindo pagodes e templos construídos entre os séculos X e XIV. Muitas das estruturas estão em mal estado, enquanto outras foram restauradas com a ajuda da agência cultural da Organização das Nações Unidas (ONU), Unesco.

O serviço geológico informou ainda que o tremor foi localizado relativamente muito abaixo da superfície da Terra, a uma profundidade de cerca de 84 quilômetros. Terremotos profundos geralmente causam menos danos à superfície.

Mais lidas