Internacional

Corredores humanitários em Aleppo não são uma resposta concreta

Emilayne Mayara dos Santos
Emilayne Mayara dos Santos
Publicado em 29/07/2016 às 9:49
Leitura:

A abertura desses corredores, anunciada pelo governo russo de Bashar al-Assad, foi apresentada como um propósito humanitário / Foto: AFP

A abertura desses corredores, anunciada pelo governo russo de Bashar al-Assad, foi apresentada como um propósito humanitário Foto: AFP

A França afirmou nesta sexta-feira (29) que os "corredores humanitários" anunciados pela Rússia e abertos pelo regime de Damasco para evacuar os bairros rebeldes sitiados de Aleppo (norte) não são uma "resposta concreta" para a situação.

"O direito internacional humanitário exige que a ajuda humanitárias possa ser entregue com urgência" para as populações sitiadas, declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Romain Nadal. "Neste contexto, a hipótese de corredores humanitários que fariam os habitantes de Aleppo deixar a cidade não fornece uma resposta crível à situação", acrescentou.

"O povo de Aleppo tem que ficar em suas casas com segurança e obter toda a ajuda de que necessitam. Esta é a prioridade", insistiu.

Depois de semanas de bombardeios e cerco dos bairros rebeldes, o regime abriu corredores para incentivar civis e combatentes que desejam depor as armas com o objetivo de tomar mais rapidamente e completamente a segunda maior cidade do país.

A abertura desses corredores, anunciada pelo aliado russo de Bashar al-Assad, foi apresentada como um propósito "humanitário", mas de oposição, analistas e rebeldes questionam essa intenção.

Os habitantes de Aleppo estavam escondidos nesta sexta-feira em suas casas por causa dos ataques e avisos dos grupos rebeldes contra o uso desses corredores.

Mais lidas