LGBT

Meninos poderão usar saia como farda escolar no Reino Unido

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 14/06/2016 às 10:47
Leitura:

Cerca de 80 escolas públicas do Reino Unido vão reavaliar ou reescrever seu código de uniformes para se adequar a uma política de roupas "sem gênero" / Foto: Jean-Sebastien Evrard/AFP

Cerca de 80 escolas públicas do Reino Unido vão reavaliar ou reescrever seu código de uniformes para se adequar a uma política de roupas "sem gênero" Foto: Jean-Sebastien Evrard/AFP

No Reino Unido, cerca de 80 instituições públicas de ensino vão reavaliar ou reescrever seu código de uniformes para se adequar a uma política de roupas "sem gênero". De acordo com a nova política, tanto meninos quanto meninas poderão usar saias ou calças, de acordo com a preferência das pessoas.

A medida é considerada por muitos um avanço mundial na discussão de gênero, numa tentativa de diminuir a exclusão sofrida por pessoas que questionam sua própria identidade de gênero. Uma das primeiras medidas para a inclusão de pessoas "genderfluid" foi tomada pela Allens Croft School, em Birmingham. Em janeiro, a Brighton College, uma das escolas centenárias do Reino Unido, permitiu que os alunos escolhessem duas opções de uniforme, independente do gênero com o qual se identificam.

A ação foi comemorada por estudiosos e ativistas pelos direitos LGBT, que consideram a nova política um passo que demorou, mas é de extrema importância para minorias já socialmente discriminadas.

Mais lidas