Reino Unido

Trajetória de Elizabeth II é lembrada em série de tributos pelos seus 90 anos

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 21/04/2016 às 15:57
Leitura:

O destino inesperadamente a transformou em rainha. O senso de dever e a persistência fizeram dela um ícone / Foto: AFP

O destino inesperadamente a transformou em rainha. O senso de dever e a persistência fizeram dela um ícone Foto: AFP

A rainha britânica Elizabeth II completa noventa anos nesta quinta-feira como a monarca mais velha e com maior tempo de reinado na história do Reino Unido. Multidões de pessoas participam de tributos em homenagem a uma mulher que pode dizer que deu seu nome a uma era. O Reino Unido, disse o primeiro-ministro David Cameron, vive a "Era Elisabetana moderna"

A rainha normalmente comemora seu aniversário de forma privada, mas a marca das nove décadas de vida trouxe uma onda de engajamento do público. 

Milhares de fãs foram cumprimentar e saudar a rainha num desfile perto do Castelo de Windsor. Em outros locais, salvas de tiros, fogos de artifício e discursos no Parlamento foram feitos em sua homenagem. Redes de televisão transmitiram retrospectivas de uma vida real que começou na década de 20 e se estendeu à era da Internet. 

"Sua Majestade tem sido uma pedra de fortaleza para a nossa nação, para a Commonwealth e, em muitas ocasiões, para o mundo todo", disse Cameron em discurso. 

O recorde batido por Elizabeth II por seu tempo como monarca é especialmente marcante uma vez que ela não nasceu para ser rainha. Quando ela nasceu em 21 de abril de 1926, seu pai era o filho mais jovem do rei e não era esperado que ele assumisse o trono. O irmão mais velho assumiu em 1936 como Edward VIII, mas abdicou no mesmo ano para casar-se com sua amante norte-americana, Wallis Simpson. 

O pai de Elizabeth se tornou o rei George VI e, aos dez anos, ela começou sua caminhada para o trono. Aos 21, quase cinco anos antes de se tornar rainha, prometeu a todo o povo britânico e da Commonwealth que sua vida "sendo longa ou curta, seria devotada a servir".

Mais lidas