Terror

Pernambucano relata clima de tensão em Bruxelas após atentados

Mariana
Mariana
Publicado em 22/03/2016 às 7:46
Leitura:

Jornalista pernambucano que mora em Bruxelas fala sobre o estado de alerta após atentados

Publicado por NE10 em Terça, 22 de março de 2016

O jornalista pernambucano Fábio Jardelino, que mora em Bruxelas, relatou, na manhã desta terça-feira (22), o clima de tensão que vive a cidade após atentados em estações do metrô e no aeroporto, deixando diversos mortos e feridos. O exército está nas ruas e o alerta de segurança é máximo:

OUÇA:

Fábio Jardelino é pernambucano e mora em Bruxelas / Foto: acervo pessoal

Fábio Jardelino é pernambucano e mora em Bruxelas Foto: acervo pessoal



"A imprensa belga ainda não confirma, mas o que ouvimos é que pelo menos 30 pessoas morreram nas estações de Maelbeek e Arts-Loi. Elas fazem as linhas 1 e 5 do metrô, as principais da rede ferroviária de Bruxelas. Segundo testemunhas foram ouvidos também tiros e gritos em árabe.

No aeroporto foram duas bombas, no check-in da American Airlines, e se fala em 11 mortes e vários feridos. Pelas ruas, o clima está bastante tenso, o exército está nas ruas, muita polícia, muita ambulância, desde 8h da manhã, quando houve a primeira explosão, que tem muita movimentação por todo lado.

Todo transporte público de Bruxelas está paralisado. Nem ônibus, nem os VLTs estão funcionando na cidade. Todo mundo está preso em casa ou no trabalho. Minha universidade fechou todos os portões, e os alunos que estão lá dentro foram orientados a ficarem lá.

AFP
Feridos são socorridos na estação de Maelbeek - AFP
AFP
- AFP
AFP
Segurança foi reforçada nas ruas - AFP
AFP
Clima em Bruxelas é tenso. Governo pediu aos moradores que evitassem sair de casa - AFP
AFP
O atentado deixou pelo menos 30 mortos e dezenas de feridos - AFP
AFP
Aeroporto de Bruxelas foi evacuado após o atentado - AFP


Tenho um amigo alemão, que está isolado no consulado da Alemanha. A segurança na frente do consulado fechou toda a área. Também recebi a informação que eles estão evacuando os prédios da União Europeia. Há poucas horas atrás eles cortaram toda a internet da área da União Europeia e as pessoas que estão lá estão mandando mensagens só por SMS.

Aqui onde moro, no bairro de Saint-Josse-ten-Noode, só se escuta carros de polícia e bombeiros passando a todo momento. O clima é de insegurança e o governo alerta para todos evitarem locais de grande circulação".

Mais lidas