Arruaceiros

Turista pelado em fonte de Roma irrita moradores

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 15/02/2016 às 23:44
Leitura:

Um turista filmado nadando nu em uma das mais famosas fontes de Roma provocou um debate sobre turismo / Foto: Reprodução

Um turista filmado nadando nu em uma das mais famosas fontes de Roma provocou um debate sobre turismo Foto: Reprodução

Um turista filmado nadando nu em uma das mais famosas fontes de Roma provocou um debate sobre como conciliar o turismo na capital italiana com a manutenção da herança cultural. No vídeo postado na internet no domingo (14), o homem escala a Fonte dos Quatro Rios na Praça Navona, ao som de risos e aplausos de seus amigos. Ao mesmo tempo, moradores e outros visitantes se mostravam transtornados com o usufruto inadequado da fonte do século XVII.

“Ao vivo na Praça Navona: um homem nu se entretém nas águas da Fonte dos Quatro Rios, obra de (Gian Lorenzo) Bernini, em total calma sob os olhos consternados de transeuntes”, escreveu online a vereadora Nathalie Naim, que postou o vídeo.

É possível ouvir gritos exaltados de homens no vídeo - segundo Naim, eles seriam amigos bêbados do turista e outros desordeiros alcoolizados que circulavam no local.

O turista parece ser de um país do Norte da Europa, embora as autoridades italianas não tenham confirmado a nacionalidade dele. A mídia italiana especulou que ele seria um inglês fã de rúgbi e que estaria em Roma para o jogo da Inglaterra contra a Itália.

Não é a primeira vez que o patrimônio cultural da capital italiana é ameaçada por arruaceiros, o que preocupa as autoridades locais e moradores quanto à recepção de milhões de visitantes por ano. Em 1999, a Itália promulgou uma lei para proteger monumentos nacionais que prevê multa de centenas de euros a quem se banhar nas fontes históricas.

Em 2015, fontes de água de Roma serviram a vários turistas que queriam amenizar o calor atípico em Roma. Eles argumentavam que não havia sinalização que proibisse entrar nos monumentos. No mesmo ano, torcedores holandeses de futebol danificaram a recém-restaurada fonte Barcaccia, na base da Escadaria de Espanha. Perto dali, a Fontana di Trevi é vigiada com cuidado durante o dia, após uma reforma que custou quase R$ 10 milhões à companhia de moda Fendi.

Mais lidas