Encontro

Fidel Castro se reúne com patriarca da Igreja Ortodoxa russa

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 14/02/2016 às 13:03
Leitura:

O líder cubano Fidel Castro agradeceu o patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill, por sua contribuição à amizade entre seus dois países, durante uma visita que fez o religioso - informou neste domingo o jornal Juventud Rebelde.

"Fidel levou palavras de reconhecimento ao Santíssimo Patriarca Kirill por sua importante contribuição ao fortalecimento da amizade entre os povos russo e cubano e a difusão dos valores que os unem", disse uma breve resenha do jornal, acompanhada de seis fotos das duas personalidades. 

Em visita oficial a Cuba desde quinta-feira, Kirill participou na sexta-feira de uma histórica reunião com o papa Francisco no aeroporto de Havana, na qual deixaram para trás mil anos de discórdias eclesiais e emitiram uma declaração ecumênica contra a guerra, o terrorismo, e a favor da paz e da família.

Castro, afastado do poder desde 2006 por motivos de saúde, recebeu Kirill na tarde de sábado em sua residência em Havana, onde "dialogaram sobre temas de interesse vinculados à causa dos pobres, à luta contra a discriminação, a preservação da paz e a sobrevivência humana". 

O líder cubano completará 90 anos em 13 de agosto. Nas fotos, ele e Kirill aparecem acompanhados da esposa de Fidel, Dalia Soto del Valle, e dos tradutores na sala da residência, onde recebe com frequência visitas internacionais. 

Após celebração neste domingo em Havana, Kirill continuará sua turnê latino-americana pelo Brasil e pelo Paraguai.

Mais lidas