Risco

Número de ataques de tubarão no mundo registra recorde em 2015

Thiago Vieira
Thiago Vieira
Publicado em 11/02/2016 às 9:02
Leitura:

Único ataque registrado no Brasil aconteceu em Fernando de Noronha / Foto: Acervo/JC Imagem

Único ataque registrado no Brasil aconteceu em Fernando de Noronha Foto: Acervo/JC Imagem

O mundo contabilizou, em 2015, o maior número de ataques de tubarão da história, aponta o Arquivo Global de Ataques de Tubarão, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. No último ano, foram registrados 98 casos (ocasionando seis mortes), dez vezes a mais que o último recorde, no ano 2000, e 26 a mais que em 2014. No Brasil, o único ataque de 2015 ocorreu em Fernando de Noronha, em dezembro.

A explicação para o aumento, segundo o levantamento, não necessariamente aponta para uma tendência de ataques, mas que, com o aumento da população, o movimento natural é de que mais pessoas fiquem dentro da água, possibilitando um maior número de interações. Outro fator relevante para o recorde em 2015 é o El Niño. Com o aquecimento anormal das águas, já que o fenômeno vem sendo um dos maiores da história, aumenta o número de contato entre humanos e tubarões, já que os animais buscam mais alimento e as pessoas frequentam mais as praias.

Os dados levantados levam em consideração apenas situações em que o homem não provocou o animal antes do ataque. Ou seja, não entram nos dados os casos de quando a ação humana é a provocadora do incidente, como quando um mergulhador toca no animal, por exemplo.

Nos números divulgados, os Estados Unidos lideram o ranking com 58 ataques, sendo 30 deles apenas na Flórida. Em seguida vem a Austrália, com 18. O Brasil registrou apenas um ataque no último ano, justamente em Fernando de Noronha, quando aconteceu o primeiro ataque na ilha.

NORONHA - Em dezembro de 2015, um turista paranaense mergulhava na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, e foi atacado por um tubarão. O banhista foi levado ao Hospital da Restauração no Recife e teve parte do braço amputada. O homem de 33 anos afirmou não ter provocado nenhuma reação do animal e que tentou se proteger do tubarão quando foi mordido.

MENOS PERIGOSO - A universidade da Flórida chama atenção para que, embora menos assustadores, outros fatores registram mais casos letais que ataques de tubarão, como ataques de cachorros, raios e aranhas.

Mais lidas