Bombardeiro

Envio de mísseis russos antiaéreos à Síria preocupa Washington

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 25/11/2015 às 19:07
Leitura:

Moscou anunciou o envio desses sistemas de defesa antiaérea S-400 para sua base de Latakia / Foto: AFP

Moscou anunciou o envio desses sistemas de defesa antiaérea S-400 para sua base de Latakia Foto: AFP

O anúncio por parte da Rússia de que enviará mísseis antiaéreos de última geração para sua base na Síria levanta "sérias preocupações" entre os militares americanos - disse uma autoridade dos EUA nesta quarta-feira (25).

Moscou anunciou o envio desses sistemas de defesa antiaérea S-400 para sua base de Latakia, que fica no oeste da Síria. Os mísseis S-400 têm um alcance de 400 km e representam uma ameaça eventual para os aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

A medida surge depois de a Turquia ter derrubado um caça-bombardeiro russo na fronteira com a Síria, na terça-feira.

"Trata-se de um sistema de armamento capaz de representar uma ameaça significativa para todo mundo", advertiu um militar americano, que pediu para não ser identificado, acrescentando que "temos sérias preocupações com as operações aéreas na Síria".

Os Estados Unidos lideram uma coalizão de cerca de 60 países que, em um ano, já lançaram pelo menos 8 mil ataques sobre Iraque e Síria contra os radicais do grupo Estado Islâmico (EI).

Há várias semanas, a Rússia também bombardeia o EI, assim como opositores ao regime do sírio Bashar al-Assad, em áreas diferentes das que são visadas pela coalizão.

Moscou e a coalizão internacional acertaram diretrizes para garantir que seus respectivos pilotos fiquem fora de perigo nessas operações, mas a perspectiva do envio antiaéreo com mísseis na Síria despertou alertas no Pentágono.

Outro funcionário americano, que também pediu para não ser identificado, disse que os S-400 "não devem" afetar os voos da coalizão.

"Não vamos interferir nas operações (russas), e eles não vão interferir nas nossas. Não há razão para que estejamos apontando um para o outro", esclareceu a fonte.

O militar americano lembrou que, na última semana, a Rússia enviou mais de 30 tanques T-90 e T-72 para Latakia. Ainda não está claro se serão operados por militares russos, ou entregues às forças leais ao governo Bashar Al-Assad.

Na terça-feira, militares turcos derrubaram um avião russo perto da fronteira síria. Os rebeldes mataram um dos pilotos, quando ele caía em terra de paraquedas depois de se ejetar da aeronave. Um segundo piloto russo foi resgatado por tropas de seu país e da Síria.

Mais lidas