Nasa

Astronautas da Nasa completam caminhada espacial para manutenção da Estação Espacial

Maria Luiza Veiga
Maria Luiza Veiga
Publicado em 28/10/2015 às 18:50
Leitura:

Travessia durou sete horas e 16 minutos, mais das seis horas e meia previstas, disse um comentador da Nasa durante transmissão ao vivo da agência espacial / Foto: Nasa/AFP

Travessia durou sete horas e 16 minutos, mais das seis horas e meia previstas, disse um comentador da Nasa durante transmissão ao vivo da agência espacial Foto: Nasa/AFP

Dois astronautas da Nasa realizaram durante sete horas uma caminhada espacial nesta quarta-feira (28) para realizar melhorias e consertos na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a agência espacial dos Estados Unidos.

O veterano Scott Kelly, que está na metade de uma missão que prevê a estada de um ano na ISS, e seu colega, o engenheiro de voo Kjell Lindgren, começaram sua primeira caminhada espacial às 08h03 de Miami (10h03 de Brasília), de acordo com uma transmissão ao vivo da televisão da Nasa.

A travessia durou sete horas e 16 minutos, mais das seis horas e meia previstas, disse um comentador da Nasa durante transmissão ao vivo da agência espacial, que descreveu a jornada como "um dia muito longo para estes andarilhos do espaço, uma atividade física muito intensa". 

Segundo o comentarista, os astronautas cumpriram com a etapa "lion's share" de suas tarefas, que incluiu instalar uma proteção térmica sobre um detector de partículas físicas, tecnologia de ponta da agência conhecido como Alpha Magnetic Spectrometer, que foi acoplado à estação em 2011.

Além disso, colocaram cabos para preparar os novos portos de atracação para espaçonaves de tripulação comercial dos Estados Unidos e colocar graxa no braço robótico da estação. 

Uma vez que os caminhantes espaciais sejam capazes de sair de seus trajes espaciais, espera-se que façam uma refeição rápida e vão "direto dormir", afirmou o comentarista da Nasa. 

Esta previsto para que os astronautas façam outra caminhada espacial em 6 de novembro. 

Esta é a caminhada de de número 189 feita por astronautas na ISS.


 

Mais lidas