Poluição

Paris fecha ruas para os carros e reduz velocidade para 20 km/h por um dia

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 27/09/2015 às 16:02
Leitura:

Champs-Elysées, normalmente congestionada, foi tomada por pessoas caminhando e andando de bicicleta ou de skate / Foto: reprodução

Champs-Elysées, normalmente congestionada, foi tomada por pessoas caminhando e andando de bicicleta ou de skate Foto: reprodução

A cidade de Paris promove neste domingo (27) um dia de fechamento para os carros e abertura para pedestres da parte central da cidade entre 11h e 18h.

A região com fechamento total corresponde a 25% da área de Paris. Nas demais ruas, a velocidade máxima foi reduzida para 20 km/h nesse domingo, e voltará ao habitual à noite.

Ônibus, ambulâncias, viaturas da polícia e dos bombeiros e táxis estão com circulação liberada.

A avenida mais famosa da cidade, a Champs-Elysées, normalmente congestionada, foi tomada por pessoas caminhando e andando de bicicleta ou de skate.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e representantes das cidades de Bruxelas e de Bristol estão em Paris e acompanham a experiência.

O dia sem carros é realizado dois meses antes de Paris receber uma conferência mundial sobre mudanças climáticas.

O objetivo é mostrar como a poluição gerada pelo trânsito pode ser reduzida e que as grandes cidades precisam tomar medidas concretas para reduzir sua geração de poluentes.

Mais lidas