Refugiados

Mais de 4.500 migrantes socorridos na costa da Líbia

Lorena Barros
Lorena Barros
Publicado em 19/09/2015 às 16:34
Leitura:

Parte dos resgatados foram levados à Itália / Foto: Mahmud Turkia / AFP

Parte dos resgatados foram levados à Itália Foto: Mahmud Turkia / AFP

Um total de 4.500 migrantes que tentava chegar à Europa a partir da costa da Líbia foram resgatados neste sábado em 21 operações diferentes, informou a Guarda Costeira italiana.

O barco da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) resgatou mais de 800 pessoas, que foram levadas para a Itália. 

"Começamos no início da manhã com um primeiro resgate. Ajudamos duas embarcações de madeira e dois botes", afirmou Simon Burroughs, coordenador das missões de resgate da ONG.

Burroughs infirmou que entre os resgatados estão migrantes da Eritreia, Nigéria, Somália, Líbia, Síria e de outros países do leste da África.  

"Há várias nacionalidades. Felizmente, todos estão em boas condições de saúde", disse mais cedo o porta-voz da MSF, Sami al-Subaihi.

As 21 operações em curso aconteceram a menos de 40 milhas náuticas (75 km) da costa da Líbia. Nove barcos e 12 botes foram resgatados. 

O barco da Guarda Costeira Dattilo resgatou 1.137 pessoas de duas embarcações, enquanto o Corsi socorreu 137 pessoas de um bote, no qual estava o corpo de uma mulher. 

Outras 231 pessoas foram resgatadas em botes.

A Líbia, com 1.770 km de costas, se tornou uma plataforma da migração clandestina para a Europa. Os traficantes de pessoas aproveitam o caos e a violência no país, dividido entre dois governos rivais, e sem controle nas fronteiras.

Mais de 430.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e 2.750 morreram ou são considerados desaparecidos, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).

Mais lidas