Efeito estufa

UE anuncia objetivos comuns para Conferência de Paris sobre clima

Lorena Barros
Lorena Barros
Publicado em 18/09/2015 às 10:06
Leitura:

A conferência de Paris ocorrerá entre 30 de novembro e 11 de dezembro / Foto: Kelsen Fernandes / Fotos Públicas

A conferência de Paris ocorrerá entre 30 de novembro e 11 de dezembro Foto: Kelsen Fernandes / Fotos Públicas

Os países membros da União Europeia (UE) acordaram formalmente sua posição comum para a Conferência de Paris (COP 21) sobre o clima que contempla uma redução de 40% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, 50% até 2050 e uma "neutralidade de carbono" até 2100.

Os ministros do Meio Ambiente, reunidos em Bruxelas, deram mandato à UE para negociar estas metas, fixadas em relação às emissões de 1990.

"Temos um mandato de longo prazo", "um mandato forte e responsável", declarou Carole Dieschbourg, ministra do Meio Ambiente de Luxemburgo, país que ocupa a presidência semestral da UE.

"A UE está totalmente equipada para um acordo ambicioso na conferência de Paris sobre o clima", estimou o comissário europeu, o espanhol Miguel Arias Cañete.

Um dos desafios da conferência de Paris, marcada para entre 30 de novembro e 11 de dezembro, será determinar se suas conclusões serão legalmente vinculantes, uma posição que a UE reiterou em várias ocasiões.

Cada país está convidado a publicar sua contribuição antes da conferência de Paris. Além da UE, que é responsável por 9%, trinta países publicaram suas contribuições, que cobrem mais de 60% das emissões mundiais.

Mais lidas