Família real

Carruagem de ouro dos reis da Holanda será restaurada

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 15/09/2015 às 12:39
Leitura:

Carruagem dourada faz parte da tradição do Dia do Príncipe, que é tradicionalmente celebrado na terceira terça-feira de setembro / Foto: AFP

Carruagem dourada faz parte da tradição do Dia do Príncipe, que é tradicionalmente celebrado na terceira terça-feira de setembro Foto: AFP

O casal real holandês Willem-Alexander e Maxima percorreram pela última vez o percurso entre os gabinetes reais e o parlamento na famosa carruagem dourada, antes de o carro de luxo ser retirado de circulação para ser restaurado.

Carro do casal real Willem-Alexander e Maxima será restaurado

Carro do casal real Willem-Alexander e Maxima será restauradoFoto: AFP

O carro feito de madeira de teca com um revestimento de ouro é o meio de transporte utilizado pelo casal real para percorrer a curta distância que separa o palácio de Noordeinde do parlamento.

O veículo também faz parte da tradição de "Prinsjesdag" (Dia do Príncipe), que é tradicionalmente celebrado na terceira terça-feira de setembro e quando o casal real passeia pelas ruas e é aclamado pelo povo.

Mas a carruagem utilizada pelos reis desde 1901 tem sentido o peso do tempo e terá que  "passar três ou quatro anos sendo restaurada", indica um comunicado do governo.

A carruagem de ouro tem sido alvo de polêmica nos últimos anos, já que em suas pinturas há imagens que representam escravos negros adorando seus senhores brancos, como uma marca do passado colonial.

Mais lidas