Imigração

Marroquino morre asfixiado ao tentar chegar à Espanha em uma mala

Marcella César de Albuquerque Falcão
Marcella César de Albuquerque Falcão
Publicado em 03/08/2015 às 9:23
Leitura:

Um marroquino de 27 anos morreu asfixiado quando tentava entrar de forma clandestina na Espanha dentro de uma mala, em um carro a bordo de um ferry, informou a Guarda Civil.

Seu irmão mais velho, de 34 anos, embarcou legalmente no veículo a bordo do ferry que une Melilla (encrave espanhol no Marrocos) e Almeria (sul da Espanha). 

Aparentemente, tentava fazer com que seu irmão mais novo chegasse à Espanha escondido no carro, segundo a fonte.

Durante a viagem, descobriu que o rapaz não estava respirando e avisou a tripulação, mas os esforços de reanimação foram em vão.

O irmão mais velho foi detido e indiciado por homicídio involuntário.

No início de maio, um menino de 8 anos da Costa do Marfim também foi descoberto pela Guarda Civil escondido em uma mala no porto fronteiriço entre o Marrocos e Ceuta. 

O pai, residente na Espanha, tentava fazê-lo chegar clandestinamente porque seu salário era insuficiente para pedir autorização de residência para seu filho.

A imagem de raio X do menino dentro da mala em posição fetal causou grande indignação na Espanha e, por fim, o menino obteve permissão para residência provisória.

Todos os anos, milhares de imigrantes arriscam sua vida para chegar a Ceuta e Melilla, as únicas fronteiras terrestres entre a África e a União Europeia.

No domingo, quatro imigrantes subsaarianos se afogaram tentando chegar a nado a Ceuta vindos do litoral marroquino.

Mais lidas