descarrilamento

FBI investigará acidente de trem na Filadélfia

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 16/05/2015 às 19:57
Leitura:

O FBI (a Polícia Federal americana) foi chamado para colaborar na investigação sobre o descarrilamento de um trem na Filadélfia, ocorrido na última terça-feira, 12 de maio, para determinar se algum objeto pode ter sido o causador do acidente.

O balanço mais atualizado de vítimas é de oito mortos e mais de 200 feridos.

A agência federal americana responsável pela segurança no setor de transportes (NTSB, em inglês) determinou que o trem corria a uma velocidade duas vezes maior do que a permitida no trecho do acidente.

Segundo Robert Sumwalt, da NTSB, em entrevista coletiva na sexta-feira, uma controladora declarou ter ouvido o condutor dizer que a composição havia sido atingida por uma pedra, ou por uma bala, antes do acidente.

Os investigadores já solicitaram "ajuda técnica" para examinar a parte dianteira do trem, que teria sido "atacada".

Sumwalt afirmou que o possível objeto seria de "forma circular" e teria alcançado a parte esquerda do para-brisas. O funcionário ressaltou, porém, que o impacto não foi confirmado e ainda não há nenhuma conclusão sobre isso.

O condutor do trem 188 da companhia ferroviária pública Amtrak, foi identificado pela imprensa americana como Brandon Bostian, um nova-iorquino de 32 anos. Ele está "cooperando" com os investigadores, mas diz não ter "qualquer lembrança" dos minutos anteriores ao descarrilamento.

De acordo com a imprensa local, outro trem teria sido atingido por um objeto redondo no mesmo setor.

Mais lidas