Família real

Nome da princesa britânica é Charlotte Elizabeth Diana

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 04/05/2015 às 11:16
Leitura:

Princesinha britânica é a quarta na linha de sucessão do trono / Foto: AFP

Princesinha britânica é a quarta na linha de sucessão do trono Foto: AFP

O nome da filha recém-nascida dos duques de Cambridge, William e Kate Middleton, é Charlotte Elizabeth Diana. A informação foi confirmada pelo Palácio de Kensington nesta segunda-feira (4).

A princesa nasceu no sábado em Londres, no hospital Saint Mary, mesmo local do seu irmão George e do seu pai, o príncipe William.

O nome representa uma homenagem ao avô da menina, o príncipe Charles, à sua bisavó, a rainha Elizabeth II e sua avó, a falecida Diana de Gales.

A princesinha é a quarta na linha de sucessão ao trono britânico e deverá ser chamada como Sua Alteza Real princesa Charlotte de Cambridge.

 

Os três nomes escolhidos estavam entre os favoritos nas bolsas de apostas, mas o favorito era Alice.

O comunicado da Casa Real foi publicado no momento em que Londres prestava uma homenagem à princesa Charlotte. Mais de 100 salvas de canhão e o sino da abadia de Westminster saudaram a chegada da nova princesa, segunda filha de William e Kate.

Quando o Big Ben, o famoso relógio do Parlamento, marcou 14h (10h de Brasília), o regimento real da artilharia a cavalo começou a disparar 62 salvas de canhão na Torre de Londres e, simultaneamente, 41 a partir do Hyde Park, em intervalos de 10 segundos.

Todos os príncipes e princesas são homenageados com salvas de canhão após o nascimento, independente da posição na linha sucessória.

As salvas de canhão são um costume naval que tinha por objetivo demonstrar que um navio chegava a um porto em missão de paz, disparando sua munição ao mar.

A quantidade de disparos foi determinada da seguinte maneira: as 21 que constituem tradicionalmente a saudação real, mais 20 porque são disparadas de dependências reais, já que a Torre de Londres é um palácio real e o Hyde Park é um parque real.

As outras 21 da Torre de Londres, para completar 62, foram oferecidas pela cidade como sinal de lealdade à monarquia.

Ao mesmo tempo que começaram as salvas de canhão, os sinos da abadia de Westminster começaram a tocar, o que farão durante três horas, até as 17h (13h de Brasília).

Mais lidas