Conflito

Ataque contra fábrica de laticínios deixa 37 mortos no Iêmen

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 01/04/2015 às 9:12
Leitura:

Pelo menos 37 pessoas morreram e 80 ficaram feridas em um ataque durante a noite contra uma fábrica de laticínios em Hodeida, região oeste do Iêmen, anunciou o governador da província de mesmo nome.

"Trinta e sete mortos e 80 feridos", afirmou o governador Hasan Ahmed al-Hai, sem explicar se a fábrica foi atingida por um bombardeio da coalizão liderada pela Arábia Saudita ou por tiros de rebeldes xiitas huthis, que têm uma posição próxima ao local.

O secretário de Saúde da província, Abdel Rahman Jarallah, anunciou um balanço de 35 mortos e dezenas de feridos.

Segundo uma fonte médica, os funcionários da fábrica foram vítimas da explosão de um depósito de gás após um ataque. 

As equipes de resgate ainda procuram outras vítimas. Parte do edifício ficou completamente destruída pela explosão.

As circunstâncias exatas do ataque são imprecisas. Testemunhas afirmaram que os rebeldes huthis lançaram obuses na direção da fábrica depois que sua posição foi alvo de um bombardeio da coalizão.

Outras pessoas relataram que a fábrica foi atingida por um míssil disparado por um avião da coalizão.

Um oficial do exército que está em Hodeida e não se uniu aos huthis nem às forças leais ao presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, apoiado pela coalizão liderada pela Arábia Saudita, descartou a possibilidade de bombardeio.

"Se a fábrica tivesse sido alvo da aviação, teria ficado completamente destruída. Mas a explosão só atingiu parte da fábrica, o que parece indicar disparo próximo", disse à AFP.

Mais lidas