Xiitas

Coalizão árabe volta a bombardear rebeldes no Iêmen

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 30/03/2015 às 8:36
Leitura:

Os aviões da coalizão árabe bombardearam pela quinta noite consecutiva os rebeldes xiitas perto da capital do Iêmen, Sanaa, e em outras regiões do país.

Os aviões de combate cruzaram o céu de Sanaa às 21h desse domingo (29) e os bombardeios prosseguiram até pouco depois do amanhecer. 

A coalizão liderada pela Arábia Saudita prometeu a continuidade dos bombardeios até derrotar os rebeldes que lutam contra o presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, atualmente em Riad.

Testemunhas acreditam que as posições dos insurgentes huthis, apoiados pelo Irã, e dos soldados da Guarda Republicana foram bombardeadas. 

Um acampamento militar da Guarda Republicana ao sul de Sanaa também foi atingido. 

Os huthis são apoiados por unidades do exército leais ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh, que deixou o governo em 2012, após um ano de protestos violentos. 

Na área ao redor de Marib, 140 km ao leste de Sanaa, radares e baterias de mísseis aéreos foram bombardeadas, segundo fontes locais. 

Em Riad, o porta-voz saudita da coalizão afirmou que as operações devem ser intensificadas nos próximos dias contra os milicianos.

"Não terão nenhum lugar seguro", advertiu o general Ahmed Asiri sobre os huthis e os partidários de Saleh. 

Mais lidas