Ação aérea

Avião americano lança 60 mil panfletos contra Estado Islâmico na Síria

Lorena Barros
Lorena Barros
Publicado em 27/03/2015 às 11:55
Leitura:

Os Estados Unidos confirmaram nesta quinta-feira (27) uma ação da Força Aérea namericana na qual foram despejados, em 16 de março, cerca de 60 mil panfletos sobre a parte sudoeste de Raqqa, cidade síria que o Estado Islâmico considera sua capital, como parte de uma campanha para desencorajar novos integrantes a aderirem ao grupo extremista.

No panfleto, uma ilustração em estilo cartum dá um tom macabro ao típico processo de convocação de novos combatentes do Estado Islâmico. O desenho mostra uma fila com sete jovens assustados aguardando para serem inseridos em um triturador de carne. Uma placa apresenta o “Escritório de Recrutamento do EI” e outra que diz “Agora servindo nº 6001”. Os jihadistas são representados como zumbis, como se eles se nutrissem desse “tipo de alimento”.

A ação é parte do que o Pentágono formalmente classifica como Operações Militares de Apoio à Informação — MISO, na sigla em inglês. As missões têm como objetivo influenciar na ideologia disseminada no campo de batalha. A propaganda anti-EI foi lançada por um jato F-15, e os papeis estavam dentro de uma lata de metal.

— A mensagem nesse panfleto é: se você se permitir ser recrutado pelo Daesch (Estado Islâmico), acabará em um triturador de carne — afirmou o porta-voz do Pentágono, Steve Warren. — Não faz bem à saúde.

Não é a primeira vez que o Exército dos Estados Unidos usa esse tipo de estratégia durante uma guerra. Em 2003, o governo americano fez propaganda no Iraque contra o então ditador Saddam Hussein. Warren destacou, no entanto, que esta foi a primeira vez que uma ação desse tipo foi aplicada na Síria desde que os Estados Unidos começaram a bombardear zonas sob controle do Estado Islâmico em setembro do ano passado.

Mais lidas