Acidente aéreo

Sozinho na cabine, copiloto teria acionado o mecanismo de descida de avião

Do NE10
Do NE10
Publicado em 26/03/2015 às 9:19
Leitura:

Avião caiu nos Alpes franceses e matou 150 pessoas / Foto: AFP

Avião caiu nos Alpes franceses e matou 150 pessoas Foto: AFP

O copiloto do avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses há dois dias "deliberadamente fez a aeronave perder altitude". A declaração foi dada nesta quinta-feira (26) pelo promotor de Justiça de Marseille, na França, Brice Robin. Identificado como Andreas Lubitz, 28 anos, o copiloto alemão teria se trancado sozinho na cabine de comando do Airbus A-320.

Segundo informações divulgadas hoje pelo New York Times, investigadores descobriram - por meio de gravação registrada pela caixa-preta da aeronave - que o piloto saiu da cabine e, ao voltar, bateu na porta e não obteve resposta.

"O copiloto acionou a descida do avião "por uma razão que nós ignoramos totalmente, mas que pode ser analisada como uma vontade de destruir este avião", afirmou o promotor.

Robin disse ainda que Lubitz não estava fichado como terrorista, afirmando que nada leva a pensar que a aeronave foi alvo de atentado. De acordo com o grupo alemão Lufthansa, ao qual pertence a companhia Germanwings, o copiloto tinha 630 horas de voo e foi contratado em setembro de 2013. O comandante, por sua vez, tinha mais de 6 mil horas, com experiência de dez anos.

Boris Hovart / AFP
Helicópteros realizam buscas nos Alpes franceses, onde o avião com 150 pessoas a bordo caiu - Boris Hovart / AFP
Boris Hovart / AFP
Helicópteros realizam buscas nos Alpes franceses, onde o avião com 150 pessoas a bordo caiu - Boris Hovart / AFP
Boris Hovart / AFP
Equipes de busca chegam próximo ao local da queda do avião - Boris Hovart / AFP
Quique Garcia / AFP
Familiares das vítimas chegaram ao aeroporto, em Barcelona - Quique Garcia / AFP
Quique Garcia / AFP
Familiares das vítimas chegaram ao aeroporto, em Barcelona - Quique Garcia / AFP
AFP
O Príncipe da Espanha, que está na França, cancelou sua agenda no país - AFP
AFP
O avião era da companhia Germanwings, considerada uma empresa econômica - AFP
Boris Horvat / AFP
O Ministro do Interior francês, Bernard Casaneuve, também esteve presente nas buscas - Boris Horvat / AFP
AFP
Familiares das vítimas chegaram ao aeroporto, em Barcelona - AFP
AFP Photo / Gendarmerie Nationale
A área onde o avião caiu é de difícil acesso - AFP Photo / Gendarmerie Nationale
AFP
O ministro do interior francês, Bernard Casaneuve, deu uma coletiva para a imprensa falando do ocorrido - AFP

O voo 9525 saiu de Barcelona, Espanha, com destino a Düsseldorf, Alemanha. Todas as 150 pessoas que estavam a bordo morreram.

Segundo Brice Robin, foi aberta uma investigação por homicídio voluntário: "Quando você está responsável pelas vidas de 150 pessoas, você não chama isso de suicídio, por isso não usei esta palavra."

O avião desceu de 10 a 12 mil metros de altura para 2 mil metros, em cerca de dez minutos, quando bateu nas montanhas. Durante a perda de altitude, não houve qualquer comunicação entre os pilotos e os controladores de tráfego aéreo ou outro sinal de emergência. A investigação aponta que Lubitz respirava até o momento da colisão.

Ainda conforme o promotor Brice Robin, as vítimas não perceberam o acidente "até o último momento". Os investigadores afirmaram que no áudio da gravação da caixa-preta pode-se ouvir a porta da cabine ser esmurrada e os alarmes soando, além do grito dos passageiros, nos segundos finais. "A morte foi instantânea", relatou o promotor.

Nesta quinta-feira, as operações de recuperação dos corpos das vítimas continuam. Vários helicópteros transportam médicos legistas para a área do acidente, assim como investigadores.

Mais lidas