Havana

Fidel revela texto de carta a Maradona que dissipou boatos sobre sua morte

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 03/03/2015 às 14:48
Leitura:

Maradona visitou Havana em janeiro para gravar o programa "De Zurda", transmitido pela emissora multiestatal Telesu / Foto: divulgação

Maradona visitou Havana em janeiro para gravar o programa "De Zurda", transmitido pela emissora multiestatal Telesu Foto: divulgação

Em uma carta enviada em janeiro a Diego Maradona, o líder cubano Fidel Castro recordou seu "amigo inesquecível" Hugo Chávez, um texto que ajudou a dissipar os rumores sobre sua suposta morte e cujo conteúdo foi revelado nesta terça-feira (3).

"Através de minhas conversas com você durante os anos mais brilhantes de nosso amigo inesquecível Hugo Chavez, cheguei à conclusão de que o encontro em Mar del Plata não poderia ser esquecido. Hugo lembrou aos Estados Unidos que havia outra América", escreveu Fidel a Maradona na carta, datada de 11 de janeiro, publicada pelo jornal oficial Granma.

Maradona visitou Havana em janeiro para gravar o programa "De Zurda", transmitido pela emissora multiestatal Telesur, que, em seguida, divulgou imagens do ex-jogador de futebol argentino lendo a carta assinada por Fidel, em um momento em que a saúde do pai da Revolução Cubana era alvo de fortes rumores, sem revelar seu conteúdo.

Fidel Castro, de 88 anos, afastado do poder desde 2006 por motivos de saúde, explicou nesta terça-feira em uma pequena nota que decidiu publicar a carta e a resposta de Maradona porque o tema havia "despertado curiosidade".

Em sua resposta ao "amigo comandante", Maradona informou que o programa do último fim de semana de "De Zurda" iria ao ar em Caracas, ressaltando ser "testemunha excepcional de suas ansiedades porque a Venezuela pode seguir o caminho vitorioso traçado por este outro gigante amigo nosso, o inesquecível comandante Chávez".

Maradona dedicou uma parte do programa a Chávez (1999-2013), com quem mantinha uma amizade e se encontrou em algumas ocasiões.

Esta é a segunda carta de Fidel Castro publicada em dois dias. Na segunda-feira, meios de comunicação locais publicaram um artigo acompanhado de 13 fotos, noticiando o encontro no sábado com os cinco agentes cubanos condenados por espionagem nos Estados Unidos, dois dos quais cumpriram suas penas e três foram trocados por um espião em dezembro.

Em janeiro, a demora de Fidel para se reunir com os agentes alimentou suposições sobre sua morte nas redes sociais e na imprensa internacional. Numa tentativa de abafar estes rumores, o Granma publicou em 3 de fevereiro as primeiras fotos de Fidel Castro em quase seis meses, tiradas durante seu encontro com um líder estudantil.

Mais lidas