Líder soviético

Gorbachev adverte para risco de conflito armado entre Rússia e EUA

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 29/01/2015 às 11:15
Leitura:

O último líder soviético, Mikhail Gorbachev, acusou nesta quinta-feira (29) o governo dos Estados Unidos de arrastar a Rússia para uma nova Guerra Fria, que poderá resultar em um conflito armado.

"Você só ouve falar de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra a Rússia. Eles perderam completamente a cabeça?", questionou Gorbachev, segundo a agência Interfax.

"Os Estados Unidos nos arrastam para uma nova Guerra Fria", completou o pai da perestroika, apreciado no Ocidente por seu papel na queda do Muro de Berlim em 1989.

De acordo com Gorbachev, 83 anos, Washington "nos conduz a uma nova Guerra Fria, tentando abertamente aplicar sua genial ideia de sempre querer triunfar".

"Para onde isto vai nos levar? Uma Guerra Fria já está sendo travada abertamente. O que vai acontecer depois? Infelizmente, eu não posso afirmar com certeza que uma Guerra Fria não levará a uma guerra de verdade. Eu temo que eles poderiam correr o risco", completou, em uma aparente referência aos Estados Unidos.

As relações entre a Rússia e os países ocidentais passam pelo pior momento desde o fim da União Soviética em 1991. 

Após a anexação da península da Crimeia pela Rússia e da explosão de uma guerra que deixou mais de 5.000 mortos desde abril no leste da Ucrânia, Washington e Bruxelas adotaram várias sanções econômicas contra Moscou.

O governo americano ameaçou na quarta-feira com novas sanções e afirmou que o preço a pagar "continuará aumentando" se a Rússia não deixar de apoiar os separatistas pró-Moscou na Ucrânia.

Mais lidas