Artur Ávila

Legião de Honra na França para brasileiro ganhador do 'Nobel' da matemática

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 01/01/2015 às 13:50
Leitura:

Brasileiro Artur Ávila, de apenas 35 anos e ganhador da medalha Fields 2014 foi nomeado cavaleiro a título excepcional / Foto: AFP

Brasileiro Artur Ávila, de apenas 35 anos e ganhador da medalha Fields 2014 foi nomeado cavaleiro a título excepcional Foto: AFP

O brasileiro naturalizado francês Artur Ávila, a enfermeira francesa do Médicos Sem Fronteiras que sobreviveu ao Ebola, o escritor Patrick Modiano e o economista Thomas Piketty figuram na promoção da Legião de Honra de 1º de janeiro, publicada no Diário Oficial francês.

Esta promoção civil conta com 691 condecorados, entre eles 571 cavaleiros, 95 oficiais, 19 comendadores, cinco grandes oficiais e um único grã-cruz, o resistente e historiador da II Guerra Mundial Jean-Louis Crémieux.

O brasileiro Artur Ávila, de apenas 35 anos e ganhador da medalha Fields 2014, a recompensa mais prestigiada no campo da matemática, foi nomeado cavaleiro a título excepcional, já que sua idade não lhe permite cumprir os critérios de vinte anos de atividade mínimos exigidos para receber esta condecoração.

Também foi o caso da voluntária da MSF, de 29 anos e que recebeu a a condecoração a título excepcional, explicou a Grande Chancelaria da Legião de Honra.

Infectada pelo vírus do Ebola durante sua missão na Libéria e repatriada em 19 de setembro à França, a jovem recebeu alta médica no início de outubro.

Vários franceses que receberam o reconhecimento internacional neste ano figuram na promoção de Ano Novo, como o prêmio Nobel de Literatura Patrick Modiano, que foi promovido oficial, assim como Jean Tirole, prêmio Nobel de Economia em 2014.

Já o economista Thomas Piketty, cujo livro "O capital no século XXI" vendeu 1,5 milhão de exemplares, foi nomeado cavaleiro.

Piketty, no entanto, reagiu nesta quinta-feira afirmando que "rejeita sua designação" para receber a Legião de Honra. "Acabo de saber que haviam proposto meu nome para a Legião de Honra. Rejeito esta designação, já que não acredito que seja o papel do governo decidir quem é honorável", declarou Piketty, antes de acrescentar que "valeria mais que se consagrasse a recuperação do crescimento na França e na Europa".

Outros premiados em algumas de suas categorias são Pierre Bergé, presidente do conselho de vigilância do jornal Le Monde, a diretora de cinema Nina Campaneez, o jornalista Robert Namias e a escritora Julia Kristeva, assim como o ex-ministro da Cultura francês Jack Lang, a atriz Mimie Mathy e o guitarrista Chico Bouchikhi, fundador dos Gipsy Kings, ou ainda o grafiteiro americano JonOne.

Em 2014, 1.926 pessoas receberam a título civil e 965 a título militar a Legião de Honra nas promoções de Semana Santa, 14 de julho, festa nacional francesa, e nesta de 1º de janeiro.

Fundada por Napoleão Bonaparte em 1802, a Legião de Honra é a máxima distinção nacional francesa, que atualmente conta com 92.000 membros recompensados por seus méritos a serviço da França, a título civil ou militar.

Mais lidas