Voo experimental

Queda de nave da Virgin Galactic nos EUA deixa um morto e um ferido

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 31/10/2014 às 17:27
Leitura:

Nave sofreu um problema durante voo experimental.  / Foto: KABC News / AFP

Nave sofreu um problema durante voo experimental. Foto: KABC News / AFP

Pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na queda da nave espacial suborbital SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, nesta sexta-feira (31) nos Estados Unidos, informou uma fonte policial à AFP.

"Posso confirmar que há uma pessoa morta e outra gravemente ferida que está sendo transferida para um centro hospitalar", afirmou o sargento M. Singer, da Patrulha Rodoviária de Mojave, na Califórnia (oeste).

Protótipo da nave espacial que caiu.

Protótipo da nave espacial que caiu. Foto: AFP

A nave privada sofreu um problema durante um voo experimental, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

A SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, caiu nesta sexta-feira após enfrentar dificuldades durante um voo de testes na Califórnia, informou a companhia anteriormente.

"Durante o (voo de) teste, o veículo sofreu uma anomalia séria, que resultou na perda da SpaceShipTwo. Nossa primeira preocupação é a situação dos pilotos, que no momento é desconhecida", havia informado a empresa em um post no microblog Twitter.

Imagens de TV mostraram partes da nave espalhadas pelo Deserto de Mojave, de onde havia decolado por volta das 17h00 GMT (15h00 de Brasília).

A Virgin Galactic já tinha revelado, anteriormente, também no Twitter, a ocorrência de uma anomalia durante o voo.

A nave, que ainda estava em fase de testes, foi posicionada no topo de uma aeronave maior, conhecida como WhiteKnightTwo e, então, liberada para um teste com o motor de seu foguete.

"A SpaceShipTwo sofreu uma anomalia em voo. Um comunicado e informações adicionais serão divulgados em breve", anunciou a empresa, sem dar maiores detalhes.

A WhiteKnightTwo decolou normalmente e foi liberada normalmente, nesse que era o 35º voo do tipo.

"O SpaceShipTwo foi liberado pelo WhiteKnightTwo, e agora está voando livremente", escreveu a empresa em um relatório em tempo real do voo, acrescentando: "Ignição! SpaceShipTwo está voando novamente com motor de foguete".

O tuíte seguinte anunciou a "anomalia".

A empresa, de propriedade do magnata Richard Branson - fundador do grupo Virgin -, deve lançar em 2016 os primeiros voos espaciais comerciais. Mais de 500 pessoas já reservaram seus lugares ao preço unitário de US$ 200 mil, entre eles os atores Leonardo Di Caprio e Ashton Kutcher e a atriz Demi Moore, ex-esposa de Kutcher.

Este é o segundo acidente aeroespacial registrado em uma semana com uma empresa privada, depois da explosão, na terça-feira, do foguete Antares - da empresa Orbital Sciences -, pouco após o lançamento para o transporte da cápsula Cygnus, destinada a abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

Mais lidas