Jerusalém

Fechamento da Esplanada das Mesquitas é "declaração de guerra", afirma Abbas

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 30/10/2014 às 9:43
Leitura:

O presidente palestino disse que a continuidade das agressões constituem uma declaração de guerra ao povo palestino, à nação árabe e muçulmana. / Foto: AFP

O presidente palestino disse que a continuidade das agressões constituem uma declaração de guerra ao povo palestino, à nação árabe e muçulmana. Foto: AFP

O presidente palestino Mahmud Abbas chamou de "declaração de guerra" aos palestinos e aos muçulmanos o fechamento por parte de Israel da Esplanada das Mesquitas e as intervenções israelenses em Jerusalém Oriental, afirmou um porta-voz.

"A continuidade destas agressões e esta perigosa escalada israelense constituem uma declaração de guerra ao povo palestino, a seus locais sagrados e à nação árabe e muçulmana", disse Abbas, citado por seu porta-voz Nabil Abu Rudeina.

"O governo israelense é o responsável por esta perigosa escalada em Jerusalém, que atingiu o ponto máximo com o fechamento da mesquita de Al-Aqsa esta manhã", disse à AFP.

As autoridades israelenses decidiram fechar até nova ordem a Esplanada das Mesquitas, pouco depois da polícia matar um palestino suspeito de ter atirado algumas horas antes contra um ativista israelense de extrema-direita em Jerusalém.

"Esta decisão é um ato perigoso e um desafio flagrante que provocará mais tensão e instabilidade", insistiu Abbas. A Esplanada abriga o terceiro local sagrado do islã, mas também é o mais sagrado para os judeus, que o chamam de Monte do Templo. Os não muçulmanos podem visitar a área, mas os judeus não estão autorizados a rezar no local para evitar riscos ao frágil 'status quo'.

Mais lidas