Turquia

Cartas com pó suspeito colocam 24 pessoas em observação

MayraCavalcanti
MayraCavalcanti
Publicado em 25/10/2014 às 10:40
Leitura:

Vinte e quatro pessoas estão em observação médica neste sábado após o envio na sexta-feira de cartas com um pó suspeito aos consulados em Istambul de cinco países membros da coalizão internacional anti-jihadista. Trata-se de cinco estrangeiros e 19 cidadãos turcos, indicou o ministério da Saúde, acrescentando que o estado de saúde de todas essas pessoas é bom.

Na sexta-feira, 16 pessoas haviam sido colocadas em observação e equipes de segurança interviram nos cinco consulados - Alemanha, Bélgica, Canadá, Estados Unidos e França - para realizar testes com a substância contida nas cartas.

Um funcionário do consulado canadense foi exposto diretamente à substância, de cor amarela, que está sendo analisada, informou a Agência Turca de Gestão de Emergências (AFAD). As autoridades investigam os envios e os consulados foram fechados ao público e colocados sob vigilância policial.

As autoridades turcas não divulgaram nenhuma informação sobre as pessoas que enviaram os envelopes. Vários países ocidentais estão reforçando as medidas de segurança ante eventuais ameaças dos grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que controla grandes faixas de território na Síria e no Iraque.

Na quarta-feira, um canadense de 32 anos suspeito de desejar entrar para o grupo radical matou um soldado em Ottawa antes de entrar no Parlamento, onde foi morto por um guarda. Um dia depois, em Nova York, um homem com ideias islamitas "extremistas" atacou com um machado quatro policiais e feriu dois agentes, antes de ser morto.

Mais lidas