Reação

Polícia de Nova York mata homem após ataque com machado

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 24/10/2014 às 8:00
Leitura:

Um oficial foi atingido em um braço e outro na cabeça, antes da reação dos policiais, que mataram o homem a tiros. / Foto: AFP

Um oficial foi atingido em um braço e outro na cabeça, antes da reação dos policiais, que mataram o homem a tiros. Foto: AFP

Um homem que teria "tendências extremistas" islamitas atacou na quinta-feira (23), com um machado, policiais em Nova York e feriu dois oficiais, antes de ser morto, anunciou a polícia.

O homem, que a imprensa identificou como Zale Thompson, publicou várias mensagens no portal de vídeos Youtube e na rede social Facebook que mostram "um enfoque ultrarradical nos âmbitos religioso e histórico. Basicamente dão a entender suas inclinações extremistas", afirma o grupo SITE, que monitora páginas virtuais islamitas.

Quatro policiais do Queens posavam para uma foto que havia sido solicitada por um fotógrafo independente quando um homem se aproximou e iniciou o ataque, segundo um comunicado da prefeitura.

Um oficial foi atingido em um braço e outro na cabeça, antes da reação dos policiais, que mataram o homem a tiros, informou o comissário de polícia Bill Bratton. A polícia está investigando os motivos do ataque, disse Bratton, que considerou prematuro determinar se esta foi uma ação terrorista.

Uma pessoa de 29 anos que estava no local foi atingida acidentalmente por um tiro nas costas e levada para um hospital. O fotógrafo colaborou com a polícia e não é considerado um suspeito, destacou Bratton.

A polícia descreveu o criminoso como um homem com idade por volta de 30 anos e de pele escura. O SITE, grupo que monitora páginas de grupos radicais muçulmanos, informou que Thompson publicou um vídeo a favor do Estado Islâmico (EI) em 13 de setembro, no qual descreveu a "jihad como uma resposta justificável à opressão dos 'sionistas e cruzados'".

Mais lidas