Estado Islâmico

EUA tentam confirmar se jihadistas usaram gás de cloro em seus ataques

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 24/10/2014 às 14:21
Leitura:

Washington está tentando obter mais detalhes sobre informações de que os combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) teriam usado gás de cloro contra policiais iraquianos no mês passado, informou o secretário de Estado americano John Kerry nesta sexta-feira (24).

O chefe da diplomacia americana afirmou aos jornalistas que não podia confirmar essas informações, mas destacou que os Estados Unidos as estão considerando muito seriamente.

Kerry já havia reiterado no domingo a preocupação de seu país com o uso de gás cloro contra civis na Síria, e alertou o regime de Bashar al-Assad de que o mesmo terá que prestar contas.

Kerry referia-se a um documento da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) que concluiu, "com um alto nível de confiança", que gás cloro foi usado sistemática e repetidamente como arma no norte da Síria.

"Esta descoberta e a preocupação profunda com a precisão da declaração da Síria à Opaq criam sérias preocupações quanto a possibilidade de ataques químicos sustentados contra o povo sírio pelo regime", acrescentou Kerry.

Mais lidas