LGBT

Portugal recebe o 1º congresso mundial de homossexuais católicos

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 05/10/2014 às 10:59
Leitura:

Congresso coincidi com o sínodo sobre a família no Vaticano. / Foto: FreeImages

Congresso coincidi com o sínodo sobre a família no Vaticano. Foto: FreeImages

O primeiro congresso mundial de homossexuais católicos será inaugurado nesta segunda-feira (6) em Portimao, sul de Portugal, sob patrocínio da associação portuguesa Rumos Novos, coincidindo com o início neste domingo (5) de um sínodo sobre a família no Vaticano.

Um dos objetivos da reunião, que durará três dias, será a criação de uma organização mundial de associações que representem os homossexuais católicos, segundo explicou José Leote, presidente do Rumos Novos.

"Queremos que os homossexuais sejam ouvidos pela Igreja e as instituições internacionais", afirmou ainda.

Depois da conclusão do congresso, será enviada uma carta ao papa Francisco com o objetivo de contribuir nos debates do sínodo sobre a família e o casamento, que será realizado até 19 de outubro.

O papa Francisco inaugurou neste domingo na basílica de São Pedro um histórico sínodo de bispos de todo mundo para analisar os desafios da família moderna e abordar temas tabus para a Igreja católica.

Durante quinze dias, cerca de 300 prelados, entre cardeais e arcebispos de todos os continentes, debaterão a portas fechadas sobre o casamento homossexual, os casais de fato, o divórcio e a comunhão para os divorciados que voltarem a se casas, entre outros temas delicados.

Mais lidas