Exército

Afegãos que abandonaram base nos EUA são localizados na fronteira com Canadá

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 22/09/2014 às 23:57
Leitura:

Os três soldados do Exército afegão que desapareceram de uma base militar em Massachusetts, no nordeste dos Estados Unidos, durante exercícios militares foram encontrados quando tentavam cruzar a fronteira para entrar no Canadá, revelou um funcionário americano nesta segunda-feira (22).

Os militares do Exército Nacional Afegão (ANA, por sua sigla em inglês), que desapareceram no sábado, estavam na região das Cataratas do Niágara, informou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

A tentativa de chegar ao Canadá sugere que os oficiais queriam asilo naquele país, mas funcionários americanos se negaram a dar detalhes sobre o caso.

Os três oficiais faziam parte de um grupo de 14 afegãos que participam de um curso do programa de "Cooperação de Exercícios Regionais 2014", patrocinado pelo comando americano para a Ásia Central e Oriente Médio (Centcom).

"Os três soldados do ANA participavam de um exercício do Centcom na base conjunta da Cape Cod, onde foram considerados desaparecidos pelo pessoal da segurança sábado à noite", explicou o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren.

O curso em Massachusetts, que inclui alunos de seis países, está programada para acontecer de 17 a 24 de setembro.

Antes de serem admitidos nos exercícios, os soldados afegãos foram exaustivamente investigados por agências do governo, incluindo a embaixada americana em Cabul e suas tropas no Afeganistão, disse Warren.

Esta é a segunda vez em uma semana que soldados afegãos desaparecem durante cursos de formação nos Estados Unidos.

Há uma semana, dois policiais afegãos treinados na base militar de Quantico, na Virgínia, desapareceram rapidamente e foram encontrados no bairro de Georgetown, em Washington DC, de acordo com informações oficiais.

Mais lidas