Tratado

ONU anuncia acordo para solucionar crise no Iêmen

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 20/09/2014 às 20:57
Leitura:

O emissário da ONU no Iêmen, Jamal Benomar, anunciou na noite deste sábado (20) um acordo pelo fim da crise no país, mas sem indicar se envolve uma trégua na capital Sanaa - onde combates são travados entre rebeldes xiitas e combatentes sunitas apoiados pelo Exército. "Depois de consultas intensas com todas as partes políticas, incluindo os ansaruallah (rebeldes xiitas), um acordo foi concluído para resolver a crise atual no Iêmen (...)", informou Benomar em um comunicado.

Ele acrescentou que preparativos estão em andamento para a assinatura de um acordo que será "um tratado nacional permitindo um avanço do processo pacífico e uma união nacional" no Iêmen. Benomar lamentou a violência no país e afirmou que "é chegado o momento de todas as partes fazerem prevalecer os interesses da nação sobre as considerações partidárias e construírem um novo Estado que seja fruto de um consenso entre todos os iemenitas".

O representante das Nações Unidas deixou na noite de sexta-feira a cidade de Saada, reduto xiita no norte do Iêmen, onde havia negociado um acordo com o líder rebelde Abdel Malek al-Huthi. Dois acordos anteriores para solucionar a crise anunciados nos últimos dez dias pelas autoridades não foram respeitados.

Mais lidas