Visita

Vaticano não teme atentados islamitas contra o Papa na Albânia

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 19/09/2014 às 16:36
Leitura:

Papa Francisco percorrerá Tirana, onde permanecerá 11 horas, em um papamóvel descoberto / Foto: AFP/Arquivo

Papa Francisco percorrerá Tirana, onde permanecerá 11 horas, em um papamóvel descoberto Foto: AFP/Arquivo


O Vaticano declarou nesta sexta-feira (19) que não tem atentados contra o papa durante sua visita à Albânia, país de maioria muçulmana, apesar de o embaixador do Iraque ante a Santa Sé advertir sobre uma possível tentativa de assassinato por parte do Estado Islâmico. "Não temos razão alguma para modificar o programa do Papa, nem seu estilo de viajar", assegurou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, deixando claro que Francisco não recebeu qualquer tipo de ameaça.

O papa Francisco percorrerá Tirana, onde permanecerá 11 horas, em um papamóvel descoberto, o mesmo que que emprega para percorrer a praça de São Pedro, o que costuma causar preocupação entre seus seguranças. As autoridades albanesas e os serviços de inteligência não manifestaram preocupação pela segurança papal.

No entanto, o diplomata iraquiano Habeeb Al Sadr, assim como as denúncias da imprensa italiana, afirmam que os serviços secretos albaneses alertaram a Interpol sobre os riscos que o pontífice poderá correr porque estaria na mira dos jihadistas durante suas viagens ao exterior.

Mais lidas