Após referendo

Cameron propõe mais poderes às quatro nações do Reino Unido

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 19/09/2014 às 8:03
Leitura:

Após resultado, primeiro-ministro britânico fez um pronunciamento prometendo mais autonomia ao parlamento escocês. / Foto:

Após resultado, primeiro-ministro britânico fez um pronunciamento prometendo mais autonomia ao parlamento escocês. Foto:

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu nesta sexta-feira (19) dar mais poderes às quatro nações que constituem o Reino Unido, após a vitória do "não" à independência da Escócia no referendo de quinta-feira.

"Assim como o povo da Escócia terá mais poder sobre seus assuntos, os povos da Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte devem ter um poder maior sobre os seus", disse Cameron.

O primeiro-ministro destacou que "chegou o momento para nosso Reino Unido unir-se e seguir adiante", em um discurso feito diante do número 10 de Downing Street em Londres.

Para ele, a questão da separação da Escócia está resolvida "por uma geração".

"O povo escocês falou e sua decisão é clara", afirmou o líder conservador.

"Decidiu manter a integridade de nossas quatro nações (Escócia, Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra) e, assim como milhões de pessoas, estou feliz por isto", celebrou Cameron.

De acordo com os resultados definitivos, 55,3% dos escoceses votaram contra a independência do país do Reino Unido e 44,7% a favor.

"Como disse durante a campanha, assistir o desmembramento de nosso Reino Unido teria partido o meu coração", afirmou Cameron.

A vitória do "não" é um triunfo pessoal para o primeiro-ministro, que na segunda-feira defendeu de maneira apaixonada a permanência da Escócia no Reino Unido, quando pediu aos eleitores que não "rompessem com a família".

Após resultado do referendo o primeiro-ministro britânico, David Cameron, reforçou as promessas de mais autonomia para o parlamento escocês. -
Um total de 55,3% dos escoceses votaram contra a independência do país do Reino Unido e 44,7% a favor. -
O referendo teve um índice de participação recorde, de 84,59% dos 4,3 milhões de eleitores registrados. -
Enquanto o time do "NÃO" comemorava, as pessoas pró-independência choraram. -
As pessoas pró-união comemoraram o resultado do referendo. -

Mais lidas