Terrorismo

Ataque a centro universitário deixa 13 mortos na Nigéria

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 17/09/2014 às 17:37
Leitura:

Adelere Shinaba, comissário de polícia de Estado de Kano, revelou que o ataque foi orquestrado por homens do Boko Haram.  / Foto: AFP

Adelere Shinaba, comissário de polícia de Estado de Kano, revelou que o ataque foi orquestrado por homens do Boko Haram. Foto: AFP

Ao menos 13 pessoas morreram e 34 ficaram feridas durante confrontos nesta quarta-feira (17) entre a polícia e extremistas do grupo islamita Boko Haram em Kano (norte da Nigéria), informou a polícia.

Homens armados invadiram o Instituto Federal de Ensino Superior, localizado no bairro de Kofar Kabuga, após troca de tiros com a polícia em frente ao centro universitário, indicou o chefe da polícia do estado de Kano, Adelere Shinaba.

"Obviamente eram atacantes suicidas. Um de nossos oficiais disparou contra um dos agressores e os explosivos que carregava explodiram, o que o matou instantaneamente", explicou, indicando que "outro agressor também morreu e que treze pessoas morreram e 34 outras foram levadas ao hospital".

A maioria das vítimas deste centro de formação de professores se encontrava no auditório da instituição, onde os agressores buscaram refúgio.

Segundo um estudante que presenciou o incidente, os dois homens pediram a todos os estudantes que deitassem no chão.

"Eles gritaram 'são vocês que dizem que o Boko Haram não existe?'", relatou.

Não há informações concretas sobre em que circunstâncias - tiros ou explosão - as treze pessoas morreram.

O presidente nigeriano Goodluck Jonathan expressou condolências às famílias das pessoas mortas e votos de recuperação aos feridos após "este atentado odioso".

"O presidente agradece aos oficiais e os homens da polícia nigeriana que agiram rapidamente para limitar o número de vítimas", segundo um comunicado da presidência.

Os estabelecimentos educacionais de Kano, a maior cidade do norte da Nigéria, de maioria muçulmana, são alvos correntes do grupo islamita Boko Haram, cujo nome significa "a educação ocidental é pecado" em haussa.

Em 30 de julho, um homem-bomba matou seis estudantes no Instituto Politécnico de Kano, e em 27 de julho um outro islamita acionou uma bomba em frente a uma outra universidade da cidade, no momento em que a polícia o impedia de entrar no campus.

O Boko Haram, cuja insurreição sangrenta fez mais de 10.000 mortos no país em cinco anos, tem avançado nas últimas semanas em seu reduto no nordeste, ocupando cidades e vilarejos dos estados de Borno, Yobe e Adamawa.

Mais lidas