Crime

Justiça belga permite eutanásia em homem preso

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 16/09/2014 às 18:15
Leitura:

Segundo advogado, Van Den Bleeken  reconhecia ser um perigo para a sociedade. / Foto: Reprodução da internet

Segundo advogado, Van Den Bleeken reconhecia ser um perigo para a sociedade. Foto: Reprodução da internet

Um homem belga que está há 30 anos preso recebeu da justiça de seu país o direito de morrer. Condenado por assassinato e estupro, Frank Van Den Bleeken sofre com problemas psicológicos e pediu para ser morto por meio da prática da eutanásia (suicídio medicamente assistido).

Esse direito lhe foi concedido depois de médicos constatarem que sua doença é incurável, segundo informou nesta terça-feira (16) um funcionário da judiciário local, em condição de anonimato.

Aparentemente, Van Den Bleeken não conseguia controlar seus impulsos sexuais e também não tinha perspectivas de deixar a cadeia. Seu advogado, Jos Vander Velpen, declarou naessa segunda-feira (15) que seu cliente reconhecia ser um perigo para a sociedade e estava "sofrendo insuportavelmente" em razão de suas condições psicológicas. "Ele não pode viver dessa maneira", afirmou.

A justiça belga já permitiu que Van Den Bleeken fosse transferido para o hospital onde trabalham os médicos responsáveis por dar um fim à sua vida. A eutanásia é legal na Bélgica desde 2002, mas somente para casos de doenças incuráveis e constantes, físicas ou psicológicas.

Mais lidas