Conflitos

Funcionário adverte Síria para não atacar aviões dos EUA

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 15/09/2014 às 21:45
Leitura:

Os Estados Unidos atacarão o sistema antiaéreo sírio se qualquer avião americano for enquadrado como alvo durante as missões na Síria contra o Estado Islâmico (EI), advertiu nesta segunda-feira um alto funcionário americano.

O funcionário, que pediu para ter a identidade preservada, disse que Washington sabe onde estão as baterias antiaéreas sírias e que os pilotos americanos têm meios para se defender. O presidente Barack Obama anunciou na semana passada que ampliará os ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e está preparado para atacar o grupo islâmico na Síria.

Em resposta, o ministro sírio da Reconciliação Nacional, Ali Haidar, disse que qualquer ação contra os combatentes jihadistas no território sírio sem a autorização de Damasco será considerada um ataque à Síria. Segundo o funcionário americano, se o presidente sírio, Bashar al Assad, recorrer à força militar para interferir nas incursões americanas contra o EI, colocará em risco as unidades envolvidas.

Obama descartou qualquer possibilidade de que seu governo colabore com Assad para combater um inimigo comum, o EI, que controla amplas zonas no norte do Iraque e Síria. Washington considera Assad um criminoso de guerra, que massacrou seu próprio povo durante a atual guerra civil.

Mais lidas