Ajuda militar

Alemanha enviará armas a curdos que lutam no Iraque

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 31/08/2014 às 18:41
Leitura:

Primeira-ministra Angela Merkel explicará a situação aos deputados em uma sessão extraordinário nesta segunda. / Foto: Tobias Schawarz / AFP

Primeira-ministra Angela Merkel explicará a situação aos deputados em uma sessão extraordinário nesta segunda. Foto: Tobias Schawarz / AFP

A Alemanha ajudará os curdos em sua luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque com uma primeira remessa de armas que consiste em 30 mísseis antitanque e milhares de fuzis, anunciou neste domingo (31) o governo alemão.

"A situação no Iraque é crítica. A comunidade internacional deve apoiar aqueles que são perseguidos", declarou a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, após uma reunião de ministros com a chanceler Angela Merkel.

O valor das armas, procedentes dos depósitos do Exército alemão, é de 92 milhões de dólares, segundo o site do Ministério da Defesa.

De acordo com Ursula, as primeiras remessas permitirão equipar 4 mil soldados até o fim de setembro. O governo alemão também oferecerá um curso de manutenção das armas, que acontecerá nos dois países.

Estados Unidos, Itália, França e Grã-Bretanha também se comprometeram a enviar armas às forças curdas.

Merkel explicará a decisão, tomada no último dia 20, aos deputados, que convocaram uma sessão extraordinária no parlamento para esta segunda-feira (1°).

Mais lidas