Conflito

Gaza: acordo entre israelenses e palestinos por trégua de 72 horas

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 04/08/2014 às 17:03
Leitura:

Soldados israelenses estiveram na fronteira de Gaza nesta segunda-feira, após Israel voltar a atacar. / Foto: AFP

Soldados israelenses estiveram na fronteira de Gaza nesta segunda-feira, após Israel voltar a atacar. Foto: AFP

Israelenses e palestinos chegaram a um acordo na noite desta segunda-feira (4) relativo a uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza que vai entrar em vigor na terça-feira (5) às 05h00 GMT (02h00 de Brasília), anunciou à AFP uma autoridade egípcia.

"Os contatos do Egito com as diferentes partes levaram a uma trégua de 72 horas em Gaza a partir das 05h00 GMT de amanhã (terça-feira) e o restante das delegações irá ao Cairo para negociações mais amplas", disse.

O governo do Cairo, habitual mediador dos conflitos entre Israel e o movimento palestino Hamas - que controla a Faixa de Gaza -, havia convidado na semana passada israelenses e palestinos a enviar delegações para negociar uma trégua.

Apenas a delegação palestina, composta principalmente por autoridades do Hamas e da Autoridade Palestina, está no Cairo.

Os israelenses tinham se negado a ir ao Cairo, acusando principalmente o Hamas de ter frustrado uma outra trégua na última sexta-feira (1º), que havia sido aceita pelas duas partes.

"Os palestinos concordam com o cessar-fogo proposto pelo Egito", confirmou Azzam al-Ahmed, que lidera a delegação palestina.

Israel não confirmou a informação do alto funcionário egípcio até o momento.

Mais lidas