Conflito

Obama telefona a Netanyahu por trégua imediata

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 27/07/2014 às 18:51
Leitura:

Soldados israelenses continuam na fronteira de Gaza / Foto: AFP

Soldados israelenses continuam na fronteira de Gaza Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou neste domingo (27) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para destacar a necessidade de um cessar-fogo imediato e duradouro na Faixa de Gaza, informou a Casa Branca.

Segundo a presidência americana, Obama "deixou claro o imperativo estratégico de instituir um imediato e incondicional cessar-fogo que acabe com o confronto e leve a uma paralisação permanente das hostilidades baseada no acordo de novembro de 2012".


Durante a conversa, Obama "destacou a severa condenação dos Estados Unidos aos disparos de foguetes do Hamas e aos ataques" contra o território israelense a partir de túneis da Faixa de Gaza, e "reafirmou o direito de Israel de se defender".

Gali Tibbon/ AFP
Funeral de soldado israelense, em Jerusalém, neste domingo (27) - Gali Tibbon/ AFP
Mahmud Hans/ AFP
Parentes e amigos no velório de Jalila Ayad, cristã morta em ataques aéreos israelenses. - Mahmud Hans/ AFP
Mohamed Abbad/ AFP
Pessoas colocam lixo no centro da cidade de Gaza, formando barricadas para impedir a entrada de soldados israelenses. - Mohamed Abbad/ AFP
Marten Van Dijl/ AFP
Protesto em Rotterdam. Holanda, contra a operação militar de Israel. - Marten Van Dijl/ AFP
Gil Cohen/ AFP
Tanques na fronteira de Gaza neste domingo (27). - Gil Cohen/ AFP

Mas Obama também "reafirmou a séria e crescente preocupação dos Estados Unidos com o aumento do número de mortes de civis palestinos e com a perda de vidas israelenses, assim como com a preocupante situação humanitária em Gaza".

O presidente destacou o apoio de Washington à iniciativa do Egito para melhorar a situação e disse que "qualquer solução duradoura para o conflito deve passar pelo desarmamento dos grupos e pela desmilitarização da Faixa de Gaza".

A conversa entre os dois líderes ocorreu após uma série de disparos de foguetes do Hamas contra Israel, apesar de o movimento palestino ter aceitado a trégua proposta pela ONU para estabelecer um corredor humanitário na Faixa de Gaza.

Mais lidas