Balanço

Aviação civil tem ano negro em 2014

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 25/07/2014 às 10:32
Leitura:

Voo MH17 da Malaysia Airlines caiu na região de Donetsk, na Ucrânia, com a suspeita de ter sido atingido por um míssil / Foto: AFP

Voo MH17 da Malaysia Airlines caiu na região de Donetsk, na Ucrânia, com a suspeita de ter sido atingido por um míssil Foto: AFP

Com três catástrofes em apenas uma semana e mais de 700 vítimas nos sete primeiros meses, 2014 está sendo um ano negro para o transporte aéreo civil no mundo, após um 2013 marcado por recordes em matéria de segurança aérea.

Relação dos principais incidentes aéreos civis em 2014:

Voo MH370 desapareceu dos radares no dia 8 de março, e apesar das buscas intensas, o avião ainda não foi encontrado

Voo MH370 desapareceu dos radares no dia 8 de março, e apesar das buscas intensas, o avião ainda não foi encontradoFoto: AFP

8 de março: o mistério do voo MH370

Em um dos maiores mistérios da aviação civil, um Boeing 777 que fazia o voo MH370 da Malaysia Airlines entre Kuala Lumpur e Pequim com 12 tripulantes e 227 passageiros, incluindo 153 chineses, desapareceu dos radares 50 minutos após a decolagem.

A investigação estabeleceu que o avião se desviou da rota para oeste quando estava entre a Malásia e o Vietnã, sobrevoou a Malásia em direção ao estreito de Malaca e depois o Oceano Índico, onde intensas buscas não encontraram o aparelho.

17 de julho: a maldição da Malaysia Airlines

Outro Boeing 777 da Malaysia Airlines cai na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, região devastada por três meses de conflito armado entre o governo em Kiev e os rebeldes pró-Rússia.

A bordo do avião estavam 298 pessoas, incluindo 193 holandeses, e todos morreram. O voo MH17 fazia a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur e segundo os Estados Unidos, foi derrubado por um míssil terra-ar disparado da zona sob o controle dos rebeldes. O avião caiu próximo à localidade de Grabove, não distante da fronteira russa.

A investigação internacional é dirigida pela OVV, a agência holandesa para a segurança aérea. As caixas-pretas do avião estão sendo analisadas no AAIB, o bureau britânico de investigação de acidentes aéreos, em Farnoborough, sudoeste de Londres.

23 de julho: acidente em pleno tufão de Taiwan

Um avião ATR 72-500 da companhia taiuanesa TransAsia Airways cai devido ao mau tempo na ilha de Penghu, na altura da costa ocidental de Taiwan, matando 48 pessoas. Outras dez sobrevivem.

O voo GE222 decolou da cidade de Kaohsiung (sudoeste) e se dirigia às ilhas da costa oeste com 54 passageiros e quatro tripulantes. O avião caiu sobre várias casas nas proximidades do aeroporto de Magong após arremeter, quando a região era atingida pelo tufão Matmo.

Avião da Air Algérie caiu no norte do Mali, aparelho foi localizado desintegrado na região de Gossi

Avião da Air Algérie caiu no norte do Mali, aparelho foi localizado desintegrado na região de GossiFoto: AFP

24 de julho: Drama no Sahel

Um avião da Air Algérie que partiu de Ugadugú rumo a Argel com 118 pessoas a bordo, entre elas 50 franceses e uma tripulação espanhola de seis membros, caiu no norte do Mali.

O aparelho, fretado pela companhia espanhola Swiftair, foi localizado "desintegrado" na região de Gossi, no norte do Mali, próximo da fronteira com Burkina Faso.

O modelo, um MD-83 da americana McDonnell Douglas, é um dos aviões mais vendidos da história da aviação civil.

Um controlador de voo no Mali confirmou "fortes tempestades" durante a noite na região, mas o governo francês não descarta qualquer hipótese sobre a causa da queda.

2013, o ano da segurança

Em matéria de segurança aérea civil, a série de incidentes nos primeiros sete meses de 2014 contrasta com o balanço de 2013, quando segundo a Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) houve um recorde de segurança, apesar dos mais de 3 bilhões de passageiros transportados.

Em 2013, 17 acidentes aéreos fizeram apenas 224 vítimas, o número mais baixo desde 2009 e muito inferior à média anual de 27 acidentes.

Mais lidas