Rota

China vai publicar guia de navegação do Ártico

NE10
NE10
Publicado em 20/06/2014 às 21:00
Leitura:

A China lançará em breve um guia de navegação da Passagem Nordeste, um atalho recém-aberto entre a Ásia e a Europa, passando pelo Ártico, informou nesta sexta-feira (20) a imprensa estatal chinesa, em um sinal das ambições polares do país.

O guia cobre a Rota do Mar do Norte, uma linha de navegação que a legislação russa define como dirigindo-se do Atlântico para o Pacífico ao longo da costa do Ártico russo, noticiou o jornal China Daily.

A guia chinês, com lançamento previsto para julho, é o primeiro sobre a rota e segue outro publicado pela Rússia, acrescentou o periódico.

O livro dará informação "abrangente, prática e competente" para navios de carga chineses em rota para a Europa, afirmou a jornalistas Zhai Jiugang, vice-chefe da Administração de Segurança Marítima do Ministério dos Transportes.

A rota pode reduzir a viagem da China para a Europa - normalmente através dos Estreitos de Malaca e do Canal de Suez - em 5.186 km e nove dias, disse Zhai.

"Mais de 90% do comércio internacional da China é feito por mar. Portanto, assim que a rota estiver completamente aberta, ela facilitará significativamente os setores de navegação de carga e comércio", afirmou Wang Hexun, diretor da Donghai Navigation Safety Administration, citado pelo jornal.

A China não faz segredos de seu entusiasmo com os dois polos do globo.

Pequim já organizou mais de duas dúzias de expedições à Antártica e construiu várias bases científicas, uma a mais de 4 mil metros de altitude em uma das montanhas de gelo mais altas do continente gelado.

No ano passado, Pequim ganhou o status de observador do Conselho do Ártico, o que lhe garante voz em deliberações sobre o futuro do polo norte.

Mais lidas